NAZCA - INFORMAÇÃO GERAL

É uma das cidades mais enigmáticas do deserto peruano que ainda oculta o significado de seu surpreendente legado cultural. Debaixo de seu cálido sol jazem obras que motivaram estudos de toda uma vida e que despertam o interesse de vários olhos no mundo.

A sabedoria da Cultura Nazca não somente dibujó enormes animais a través de linhas fortes sobre o deserto, senão que levantou impressionantes construções como os aqueductos de Cantalhoc, que forneceram água numa zona desértica, e o grande centro ceremônial de barro Cahuachi, entre outros.

ATRATIVOS

Museu Didáctico Antonini
Se exibe uma coleção de peças arqueológicas pertencentes a diferentes etapas da cultura Nazca: cabeças, troféu, instrumentos musicais como flautas de Pã, têxteis, fardos funerários, etc. Estos achados são o resultado das escavações no centro ceremônial de barro mais grande do mundo: "Cahuachi". Ademais, neste museu se pode apreciar o canal de Bisambra, amostra da notável engenharia hidráulica de nossos ascendentes.

ARQUEOLOGIA

Centro Ceremônial Cahuachi
É considerado o principal centro ceremônial da cultura Nazca. Está composto por várias pirâmides truncadas de adobe, uma de elas sendo de 18 metros de altura e 90 metros de longitude. Se distingue um pátio e um amplio terraço com recintos cobertos, nas cimas dos templos maiores se situam grandes habitações com dezenas de colunas.

Paredões
Centro de control administrativo entre costa e serra, edificado com planificação e tecnologia arquitectônica Inca. Sua arquitetura se basa no uso de adobes retangulares e se encontra localizado nas faldas do cerro Los Altos.

Aqueductos de Cantalhoc
Estos aqueductos em forma de espiral são atribuidos à cultura Nazca e ainda 32 de eles (dum total de 46) se mantêm operativos. Para sua construção, se utilizou pedra laja e troncos de huarango que resistiram ao passo dos séculos. Alguns destos aqueductos seguem sendo empregados na atualidade.

Linhas e Geoglifos de Nazca
Estos desenhos enigmáticos e cheios de misterio localizam-se numa área de 350 km2. Estas surpreendentes formas geométricas e zoomorfas foram objeto de estudo por muitos anos. A alemã María Reiche dedicou 50 anos ao estudo e à investigação do lugar e chegou à conclusião de que se tratou dum calendário astronômico.

As figuras da mão e da árvore se podem observar em parte da posição de vantagem de 12 metros de altura situado na estrada Pan-americana Sul. No entanto, para apreciar os desenhos em toda sua dimensão, é preciso sobrevoar a zona em teco-teco.
Ademais, as linhas de Nazca foram declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade em 1994.

[Subir]