TRUJILLO - INFORMAÇÃO GERAL

Ao norte do Peru, na costa banhada pelo pacifico se encontra Trujillo, que pertence ao departamento de La Libertad, cujo passado cheio de história e tradicião marcou seus povoadores a tal ponto que ainda conservam costumes autênticas como pescar nos Caballitos de totora, aperfeiçoar o "baile da marinera" (dança popular do Chile, Equador e Perú) desde sua infância ou criar finos cavalos de passeio. A natureza também foi benevolente com esta cidade pois tem um dos climas mais apreciados por sua “Eterna Primavera” que fazem que a visita e o permanecer aqui são agradáveis. Uma cidade amigável, com um bom clima, praias formosas. Seu centro histórico com suas casonas coloniais e pátios majestosos contrastam com as assombrosas huacas das culturas Moche e Chimú, perta da cidade. A fusão do pré-hipânico e colonial produz um contraste cultural requintado, cheio de magia e tradição e, evidentemente, tudo isso enriquecido por sua comida muito gostosa e variada, que se voltou um arte culinário de primeiro nível.

ATRATIVOS

Praça Maior de Trujillo
É uma das praças mais importantes do país, onde apreciará igrejas e casonas coloniais. No centro verá o monumento de La Libertad, uma escultura barroca de mármore, obra do alemão Edmundo Mulher.

Em quanto a igrejas, poderá ver a Catedral da Cidade de Trujillo que se construiu em 1666 e que ainda conserva valiosas obras de arte como telas de Cusco e esculturas. Também poderá ver peças artísticas na Igreja da Compañía, de 1640, como as telas de Diego de la Puente.
As casonas coloniais da praça maior lhe assombrarão. A Casa Bracamonte, que combina a época vice-reinal com a republicana com sua fachada, tem uma grande portada de madeira e tradicionais janelas com grades de ferro cuidadosamente trabalhadas. No interior se apreciam aconchegantes pátios.

CASONAS TRADICIONAIS

Casa del Mayorazgo de Facalá, que contem um grande pátio principal e um antiquíssimo pozo de agua. Do exterior se aprecia o balcão de esquina, de estilo mudéjar. Nesta casa se conserva uma valiosa coleção de moedas e medalhas (numismática).

Casa Orbegoso, de corte vice-reinal, marcada pelos pisos empedrados e portas trabalhadas. Em suas salas se exibem importantes coleções de móveis, ourivesaria, telas e espelhos.

Casa de la Emancipación onde o marquês de Torre Tagle preparou a declaração de independência de Trujillo em 1820. Foi sede do Primeiro Congresso Constituinte e mais tarde a casa da que governou o presidente Riva Agüero.

Casa Ganoza representativa do estilo arquitectônico da cidade de Trujillo. Sua portada, de estilo barroco, se caracteriza pelo uso de vários tons de cores, seu frontão rococó e dois leões (por lo que também se lhe conhece como a "Casa da Portada dos Leões"). Complementam o estilo da casa os murais maneiristas, as janelas império e o balcão neobarroco.

MUSEUS

Museo de Arqueologia, Antropologia e História da Universidade Nacional de Trujillo, e o Museu de Arqueologia José Cassinelhi, expõem restos arqueológicos vinculados às distintas culturas pré-hispânicas de La Libertad.

Cidadela de Chan Chan
Este centro urbano pré-hispânico representa a cidade de barro mais grande da América pré-hispânica. Foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1986. A cidadela exibe uma rede de ruas, canais, reservatórios, praças, templos piramidais e palácios. Conta com um museu de sítio com importantes peças da cultura Chimú.

Huaca do Sol e Huaca da Luna
A Huaca do Sol funcionava como o centro político - administrativo e a Huaca da Luna como centro ceremônial. Entre ambas se localiza a zona urbana composta por domicílios, grandes avenidas, becos, corredores e praças. Estos componentes que confirmam a alta organizaçao política, religiosa, econômica e social dos Moches.

Complexo Arqueológico El Brujo
Este complexo consta de três grandes edificações: a Huaca Prieta, a Huaca El Brujo, pertencente à cultura Moche, e a Huaca de Cao Viejo, que oferece figuras em relevo e murais. Visita do Museu de sítio onde conhecerá à "Senhora de Cao", uma soberana, recentemente encontrada com um impressionante enxoval.

Praias

Balneário de Huanchaco
Balneário famoso por sua comida marina e suas embarcações artesanais de origem mochica, chamados Caballitos de Totora, que os pescadores da costa norte utilizam desde a época pré-colombiana. É uma das praias preferidas na costa do Perú pelos amantes do surfe, incluso se organizam campeonatos internacionais.

Gastronomia.

A gastronomia de Trujillo é uma das mais reconhecidas do norte peruano, entre os pratos mais reconhecidos se encontram o cabrito com feijões, o Shambar (sopa de trigo com pele de porco e presunto defumado, cozidos e cebola chinesa), o "pepián" de peru, o ajiaco e a sopa teóloga (caldo de peru e/ou galinha com pão molhado, batata, leite e queijo.)

[Subir]