AREQUIPA - INFORMAÇÃO GERAL

Conhecida como a Cidade Branca pelas suas construções em silhar (pedra de origem vulcânico de cor branca), tem um dos centros históricos mais belos de nosso país. A sua Catedral, o Monasterio de Santa Catalina (quasi uma pequena cidade com ruas e praças construída para albergar ás filhas das famílias espanholas mais distinguidas que tinham vocação religiosa), o Museu Santários Andinos da Universidade Católica de Santa María (onde está a Dama de Ampato ou múmia Juanita), só são alguns dos numerosos lugares que não pode deixar de conhecer, e que confirmam a nominação deste centro como Patrimônio Mundial da Humanidad. Resguarda a cidade o famoso vulcão Misti, imponente quando o dia é claro, a campina da cidade com seus verdes campos lhe dão a personalidade do que antanho foi um dos centros agrícolas mais importantes do país. Barrios tradicionais que ainda preservam costumes de outrora como Yanahuara com sua posição de vantagem da qual se aprecia uma das vistas mais bonitas da cidade. O Canhão de Colca, hoje reconhecido a nível mundial pela sua beleza e sua paisagem única, suas povoações típicas, os trajes multicolores dos camponeses na rota, a flora de seus vales é único pela quantidade de condores que sobrevam o espaço.

Estar em Arequipa é uma excelente oportunidade para degustar sua deliciosa gastronomia, uma das mais apreciadas no país, o rocoto relleno e o "chupe de camarones" (ensopado de camarões) só são alguns dos pratos mais destacados.

ATRATIVOS

Plaza de Armas
Presenta uma formosa fonte de bronze, em cuja cima está a figura dum soldado típico do século XVI a quem chamavam o tuturutu porque era o encarregado de anunciar qualquer acontecimiento. Em seus arredores se pode apreciar três portais feitos com granito e com abóbadas de tijolo e cal.

Catedral
É considerada como uno dos primeiros monumentos religiosos do século XVII da cidade. Tem uma ampla fachada de silhar que resultou seriamente afetada depois do terremoto de 2001 e que hoje em dia foi totalmente reconstruída.

Igrejas, complexos, conventos e monasterios
Igreja e Complexo da Compañía, Complexo e Igreja de San Francisco, Monasterio de Santa Catalina Convento da Recoleta. Tudos istos guardam tesouros de valor incalculável, obras de arte, pinturas da época e centos de trabalhos feitos à mão.

Barrio de San Lázaro
É o barrio mais representativo da antiga Arequipa. A peculiaridade deste lugar são as pequenas ruas, pasagens, praças e amplas casas. Destaca un pequeno ponte de silhar que une hoje a Igreja de San Lázaro e sua pequena praça com o resto do barrio.

Museu Santuarios Andinos
Em suas instalações está a "Dama de Ampato" conhecida como a múmia Juanita, a primeira múmia feminina inca. É uma menina de 12 ou 14 anos que foi encontrada na cima do vulcão Ampato pelo montanhista que escala os Andes Miguel Zárate, o arqueólogo Johan Reinhard e o arqueólogo José Chávez.

Posição de vantagem de Yanahuara.
Seus famosos arcos foram feitos de silhar onde estão gravadas palavras de ilustres habitantes de Arequipa. De aqui se tem uma das melhores vistas da cidade e do Misti.

CASONAS TRADICIONAIS

Casa del Moral
Seu nome se deve a uma antiga árvore de amoras que cresce no pátio principal e su fachada em silhar constitui uma obra de arte na que se apreciam figuras cuidadosamente talhadas.

Casa Goyeneche.
Casona de silhar decorada totalmente com estilo colonial. Deve seu nome a Don Juan de Goyeneche e Aguerreverre, quem a adquiriu em 1782. Hoje é a sede do Banco Central de Reserva em Arequipa.

Moinho de Sabandía.

Foi construído em 1785. Seu estilo arquitectônico é típico da região pelo uso do silhar. Aqui se pode observar as técnicas usadas para processar o trigo com os moinhos de pedra.

NATUREZA

Canhão de Colca
É um dos mais profundos do planeta, alcança 3.400 metros em seu ponto máximo na localidade de Canco. Entre seus atrativos está a visita da posição de vantagem Cruz do Condor, onde se poderão apreciar os condores no seu vôo matutino (ave voadora mais grande do mundo). Realizar a visita durante as primeiras horas da manhã incrementará suas possibilidades de ver estas aves. Para quem pratica o trekking, a rota do Colca é uma excelente decisão.

Reserva Nacional de Salinas e Aguada Blanca
É a Área Natural Protegida mais próxima da cidade de Arequipa. Está a uma altitude média de 4 300 metros. Os vulcões Misti, Chachani, Pichu Pichu e Ubinas são seu limite natural. Suas lagunas contan com diversas espécies de aves: na laguna Salinas destacam três espécies de flamingos-andinos (temporada de verão), na laguna El Indio encontrará miles de patos, "chocas" (monos com pelo branco) e várias espécies de aves migratórias (todo o ano). Nas cavernas de Sumbay existem importantes vestígios de presença humana de mais de 8 mil anos de antiguidade. Em pampa Canhahuas existe uma numerosa povoação de vicunhas e guanacos. Ainda hoje se mantem a tradição pecuária do pagamento á terra e cuidado da natureza. Entre agosto e novembro as diferentes comunidades camponesas realizam o "chaku" (arreio, captura e tosquia de vicunhas), técnica para aproveitar de maneira sustentável uma das fibras mais finas do mundo e que se tornou numa festa na qual os visitantes podem participar junto aos povoadores locais.

Vale dos Vulcões
Surpreende-se com um espetáculo própio da pré-história creado por seus pequenos vulcões - entre cones vulcânicos e fendas - que vão dos 30 m. de altura e com miles de anos de antiguidade. Se se anima a visitar o lugar, também poderá conhecer muitos dos rituais locais que se conservaram de geração em geração no Vale de Andahua.

GASTRONOMIA

A cozinha de Arequipa é uma das mais apreciadas, destacam particularmente os pratos como o "chupe de camarones" (ensopado de camarões), ou rocoto recheado (tipo de pimentão), o soltero (salada de queijo, feijões-de-lima, cebola, azeintonas, tomate, and rocoto), o adobo arequipeño (porco adubado com concho de chichi (sedimento de cerveja de milho) e especias), a ocopa (batatas cozidas cobertas de molho de queijo, feijões-de-lima, cebol, azeitonas e rocoto), o escribano (salada de batata com rocoto, vinagre, óleo, tomate e salsinha), e o gelado de queijo.

ARQUEOLOGIA.

Toro Muerto
Seus petróglifos formam o complexo arqueológico mais importante do Perú por estender-se numa área de quasi 5 quilómetros cuadrados. Poderá ver inumeráveis figuras que vão das antropomorfas (dançarinos, músicos), zoomorfas (aves, camelídeos) até as geométricas (ziguezagues, quadrados e losangos).

TERMALISMO.

Banhos termais de Yura
Suas águas quentes lhe oferecerão os momentos de relax e tranquilidade que está procurando fora do stress urbano. Se pode alojar em seu hotel que conta com todas as comodidades que precisa.

[Subir]