LIMA - INFORMAÇÃO GERAL

Lima é uma cidade cálida, uma mistura de estilos, lugares, sabores e texturas. Uma urbe de oito milhões de habitantes em plena transformação onde podemos encontrar todas las manifestações culturais deste variopinto país. Aqui, a arquitetura colonial convive com modernos edifícios, ao memo tempo que gente proveniente de todas partes do país e do mundo criou uma gastronomia sem par em todo o orbe. Complementa a experiência um circuito cultural extremamente interessante, com galerias de arte contemporânea, lojas de artesanato fino e muitos centros de diversão.

Como Lima é o principal ponto de entrada ao Peru, desenvolveu uma importante oferta turística e resaltam seu centro histórico, seus centros arqueológicos, sua vida nocturna, os museus, as galerias de arte, as festividades e as tradições populares. Os arredores da cidade oferecem numerosas opções para o amante da natureza: excelentes praias e balneários, boas ondas para o surfe, vales verdes ideais para o relax total e circuitos variados constituem um leque de opções muito interessantes. Na atualidade se lhe considera como o centro político, cultural, financieiro e comercial do país. A nível internacional, a cidade ocupa o quinto lugar dentro das ciudades mais povoadas da América Latina e o Caribe e é uma das trinta aglomerações urbanas mais povoadas do mundo.

GASTRONOMIA:

Ao falar de gastronomia e culinária em Latinoamérica , Lima é o lugar ideal por sua amplia variedade de restaurantes de comida crioulo, a cor e o sabor destacam em cada canto onde se oferece a mais grande variedade de pratos, tem vários Récords Guinness por sua diversidade e sua qualidade. Foi declarada em 2006 no evento de Madrid Fusion como a Capital Gastronômica de Latinoamérica.

ATRATIVOS

Praça Maior de Lima
Foi o centro da antiga cidade colonial. Em seu perímetro se encontram a Catedral de Lima, o Palácio de Governo e a Municipalidade Provincial de Lima. Na parte central destaca uma pia de bronze que data do século XVII.

Catedral de Lima
Ocupa o mesmo lugar onde se encontrava a primeira igreja maior de Lima. O interior é austero, ainda que alberga verdadeiras jóias históricas, como o conjunto de cadeiras do coro de Pedro de Noguera, diversos altares laterais e os restos de Francisco Pizarro. Ademais, se pode visitar o Museu de Arte Religiosa, que possui uma importante coleção de telas, esculturas, cálices e casulas.

Pálacio de Governo
Foi o domicílio de Francisco Pizarro (1535), quem a construiu sobre o terreno que fosse ocupado por Taulichusco, curaca (Indian chief) do vale do Rímac. Desde então, o lugar é o centro do poder político do Perú. Na década de 1920 foi reconstruído logo dum incêndio. Possui numerosos pátios e salões dedicados a personagens insignes da história peruana e cuidadosamente enfeitados com notables peças de arte. Diariamente, às 11.45 horas, o pátio de Honor é escenário da troca de guarda a cargo do glorioso Batalhão dos Húsares de Junín.

Igreja e Convento de San Francisco
Complexo arquitectônico do século XVII. Inclui a igreja, o convento e a pequena praça. A fachada principal do templo foi trabalhada em pedra e se caracteriza por suas colunas de tipo coríntio. A zona dos claustros, decorados com azulejos, alberga o Museu de Arte Vice-reinal. Ademais, se podem visitar as catacumbas (galerias subterrâneas) que serviram como cemitério durante a Colônia.

Cemitério General Presbítero Matías mestre
Foi o primeiro campo-santo da cidade de Lima. Inaugurado em 1808 pelo Vice-rei Abascal. O autor de seus planos foi o famoso arquiteto espanhol, o presbítero Matías Maestro. Conta com mais de 766 mausoléus de estilo neoclássico, nos que destacam estatuas e esculturas inspiradas em figuras de santos e las virtudes teologais.

Parque da Muralha
Alberga um fragmento restaurado da antiga muralha que circundava Lima e que foi construída no século XVII para protegê-la dos piratas e ataques dos inimigos da coroa espanhola. No lugar se encontra a estatua do fundador de Lima, o conquistador espanhol Francisco Pizarro, assim como um museu de sítio onde se exibem peças arqueológicas situadas na zona.

Casa Aliaga
Ao ser construída em madeirame e adobe sobre o alicerce dum edifício pré-hipânico, seus espaços tiveram que adaptar-se a uma distribução irregular, disposta em diferentes níveis. A fachada principal possui um balcão da época republicana. Destacam seus pátios, o primeiro revestido de mármore italiano do século XIX e o segundo enfeitado com uma antiga fonte de bronze.

Museu da Inquisição e do Congresso
Conserva numerosos objetos e ambientes nos que se levava a cabo o processo da Inquisição. Entre eles, o Salão de Audiências, no que se reuniam os membros do Tribunal da Inquisição. Destacam a "Porta do Segredo", que conduzia ao ambiente privado do Inquisidor Maior; a Câmara de Tormento; a zona dos cárceres secretos com calabouços subterrâneos e a biblioteca da Inquisição.

Pálacio de Torre Tagle
Sua construção data de 1735 por orem do Marquês de Torre Tagle Tesoureiro da Armada Real Espanhola. É considerado um dos melhores exponentes da arquitetura residencial de Lima do século XVIII. Destacam seus balcões de madeira talhada, su oratório de estilo barroco enfeitado com espelhos e pinturas coloniais e sua portada cuidadosamente trabalhada em pedra.

Parque da Exposição
Alberga monumentos que datam das celebrações do centenario da independência, como o Pabelhão Morisco, o Sismógrafo, a Fonte China, o Jardim Botânico e o Jardim Japonês. Oferece também lugares dedicados ao entretenimento e às artes escénicas, como a Ilha de Títeres, o Teatro Aberto e o Teatro La Cabaña.

O Circuito Mágico da Agua
O Circuito Mágico da Agua, localizado no Parque da Reserva, foi inaugurado o 27 de julho de 2007, conta com treze formosas pias ornamentais com chamativos jogos de luzes e nove fontes originais restauradas. É o complexo de fontes mais grande do mundo

Barrio Chino
É um de os mais grandes de América do Sul. Passear por suas ruas significa conhecer as costumes e os produtos desta milenária cultura e, principalmente, deleitar-se com sua comida, a mesma que se pode desfrutar em numerosos restaurantes denominados "chifas". Arquitectônicamente destaca a Portada Monumental da rua Capão.

Barranco
Antigo balneário que ao início do século XX reunia à aristocracia de Lima. Hoje é o principal barrio boêmio da cidade, com aconchegantes casonas e cantos que oferecem espectáculos musicais e culturais, assim como discotecas, pubs e cafés.

Huaca Puclhana ou Juliana
Construção pré-Inca a base de adobes com forma piramidal. Foi um dos centros ceremôniais administrativos mais importantes da cultura Lima, a mesma que se desenvolveu entre os anos 200 e 700 d. C. no escenário geográfico compreendido pelos vales de Chancay, Chilhão, Rímac, e Lurín.

Museu Nacional de Antropologia, Arqueologia e História

Integra todo o processo arqueológico e histórico peruano. Alberga uma das coleções mais completas de cerâmica, arte têxtil, ouveresaria, de culturas pré-colombianas. Se podem ver peças das culturas Chavín, Paracas, Nazca, Mochica, Tiahuanaco, Pucará, Chimú, Chachapoyas e Inca. Inclui galerias e salões nos que se exibem peças dos periodos colonial e republicano: uma pinacoteca com quadros da escola Cusqueña, uma coleção completa de retratos de vice-reis, iconografia dos libertadores e próceres, retratos de presidentes e outros representativos da história do Perú.

Callao
O encanto do primeiro porto recebe a sua família com história dos grandes combates e famosos piratas na Fortaleza do Real Felipe e o Museu de sítio Naval Submarino Abtao, assim também suas alegres praias e excitantes passeios em bote para visitar as ilhas de San Lorenzo e El Fronton, nas que em seu percurso pode observar a grande fauna marina, e de regresso degustar sua variada comida.

Por seu caráter portuário, a gastronomia do Callao está influênçada por diversas cozinhas como a cantonesa, a pekinesa, a mediterrânea, a italiana e a francesa, entre outras.
Leve bloqueador e chapéu, assim como um casaco. E aliste sua câmara para tirá-lhe foto à cidade de mar adentro.

[Subir]