PIURA - INFORMAÇÃO GERAL

O sol é constante em Piura e seu céu azul, onde se fundem a alma do deserto e a luz do trópico, que fazem que este lugar é único. Uma cidade tranquila e agradável, os lugareiros sempre se caracterizaram por sua simpatía e amabilidade.

ATRATIVOS

Suas praias de areias de cor amaricheito e alaranjado, rodeadas de alfarrobeiras e savanas tropicais. O mar verde turquês, tíbio (24 °C promedio) e variado, lhe deram fama a Piura a nível mundial. Praias como Máncora, Los Órganos e Cabo Blanco, esta última é onde Alfred Glasselh Jr. pescou o marlim preto mais grande do mundo em 1953 (1560 libras segundo a IGFA), são ideais para o surfe ou a pesca de altura.

Foi reduto de Ernest Hemingway, sua presênça ficará impregnada na memoria dos lugareiros. A tranquila praia de Colán, ao centro do departamento, é ideal para o descanso por suas águas tranquilas de cor esmeralda e pela peculiar luminosidade de sua noite.

Na misma cidade de Piura há lugares de muito interesse, como sua Plaza de Armas, as igrejas do Carmen e de San Francisco, autênticas jóias arquiteturais de século XVIII, a Casa Museu do almirante Miguel Grau Seminario, Museu de Arte Religiosa, Museu e Pinacoteca Municipal, etc.

Na próxima localidade de Catacaos, se admiram e adquirem excelentes trabalhos de ourivesaria e artesanato, e se aproveitam ensopados de sua rica e variada culinária que é muito conhecida por própios e forâneos.

A região inteira está rodeada de bosques seco-tropicais cheios de fauna silvestre como na reserva nacional de Cerros de Amotape. Os mangues de Vice em Sechura são os mangues mais austrais do oceano Pacífico de América do Sul e se constituem únicos no mundo por su importância.
Também há espaço para o artesanato tradicional como a filigrana de prata, os chapéus e o artesanato em Catacaos, o singular vale agrícola de Sulhana, coberto de arrozais e coqueiros, junto ao rio Chira que o cruza e onde se prática o esqui aquático.

Em Chulucanas a cerâmica tradicional transcendeu as fronteiras do país. Quanto à serra, Piura tem a Canchaque e Huancabamba como regiões ideais para o descanso em onde se pode gozar de belas lagunas medicinais como as de Huaringas.

Tem uma zona arqueológica muito rica e variada, Vicus2, a 56 km ao sul-oeste de Piura. Se desenvolve nesta zona uma das culturas mais antigas da costa peruana. Tem preciosos trabalhos de ourivesaria e cerâmica. A Zona de Aypate, a 40 Km ao sul-este de Ayabaca, por sua perfeção e seu parecido à pedra empleada nas edificações, se lhe conhece como a Machu Picchu do Norte. Foi um centro político religioso e militar bastante importante, quando o império incai sentou seus domínios nesta região. Petroglíferos de Santa Rosa de Suyo está a 101 Km de Ayabaca. São gravuras, feitas sobre pedra relacionada com a geografia e os materiais, são estilizações de animais e figuras.

[Subir]